Objetivos

Objetivo Geral: Identificar, analisar e mapear as áreas de risco a movimentos de massa e inundações nos municípios de Gaspar, Ilhota e Luiz Alves, estado de Santa Catarina.

Objetivos Específicos:

  • Elaborar cartogramas digitais das áreas de estudo como: modelo digital de elevação (MDE) derivando formas de encostas, declividade a partir das bases disponíveis; gerar mapa do uso de solo e cobertura vegetal; mapa da hidrografia detalhada.
  • Caracterizar as áreas de risco, a partir de mapeamento geológico das rochas e feições estruturais do Complexo Granulítico e Grupo Itajaí, realizando a correção com os lineamentos regionais e morfoestruturas.
  • Caracterizar as áreas de risco, a partir de mapeamento Geomorfológico a partir do detalhamento das formas de relevo nas áreas e caracterização dos tipos de depósitos de encostas presentes. Este procedimento permitirá o reconhecimento de feições morfológicas indicativas de susceptibilidade aos processos de escorregamento de encosta.
  • Caracterizar a Hidrologia das Encostas e da Rede Fluvial; trabalhos anteriores mostram que os desastres naturais devido à ação da água têm aumentado de freqüência e que os estudos sobre hidrologia são importantes para demonstrar os mecanismos desencadeadores desses tipos de desastres. É diante dessas justificativas que os estudos sobre os processos hidrológicos, voltado ao entendimento da dinâmica e evolução dos desastres ganham uma importância considerável para a abordagem voltada à identificação e planejamento para a redução de riscos.
  • Mapear, caracterizar e classificar os movimentos de massa ocorridos em novembro de 2008;
  • Correlacionar os movimentos de massa com a cobertura vegetal e as diferentes formas de uso do solo;
  • Gerar um mapa de zoneamento de risco nas áreas de estudo.